22 de Outubro

Projeto Casas Melhoradas

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Celina Sakai

Descrição

Em todo o mundo, há uma série de desafio que envolvem a produção de habitação de interesse social em assentamentos urbanos dado a quantidade de questões a serem resolvidos como acesso ao saneamento básico, sistema de transporte e infraestrutura de equipamentos urbanos. Nos últimos anos a cidade de Maputo, Moçambique pode acolher o projeto Casas Melhoradas que foi desenvolvido em parceria com a Royal Danish Academy através do desenvolvimento de protótipos de habitações que permitiram à população um contato com soluções arquitetônicas que se propõe a estabelecer uma relação com seu entorno de forma mais sustentável. Através de uma proposta de baixo custo, explorou-se possibilidades de projeto com uso dos materiais e mão-de-obra local em busca de uma tipologia arquitetônica integrada com as características morfológicas das habitações já existentes. Discutiremos as estratégicas pós-COVID-19 que poderão ser desenvolvidas a partir de então, uma vez que as abordagens metodológicas tem na sua essência o contato direto com a comunidade.

Moderação

Liane Velloso-Leitão
Professora do IFPB – Brasil
Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É formada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Letras Inglês pela UVA. Tem como foco de pesquisa o trabalho docente sob o aporte do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), possuindo experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente com formação e trabalho docente e ensino e aprendizagem.

Painelistas

Jørgen Eskemose
Urbanista– Dinamarca / Moçambique
Bacharel em Construção e Gestão pela Politécnica de Copenhagen e Mestre em Urbanismo pelo Instituto de Planejamento urbano e paisagístico na Royal Danish Academy of Fine Arts, School of Architecture. Atua como docente e pesquisador desenvolvendo trabalhos na área de desenvolvimento regional e urbano, Gestão e desenvolvimento urbano com participação comunitária.

Antonio Farias Jr.
Arquiteto e urbanista – Brasil
Arquiteto e urbanista pela UFPB atuou desenvolvendo projetos e gerenciamento de obras. É especialista em Master em arquitetura e no MBA Projeto, Execução e controle de Estruturas e Fundações e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2019) desenvolvendo um protótipo para consulta automática a índices urbanísticos com uso de BIM e GIS. Docente do Instituto Federal Paraíba já atuou como coordenador de curso e diretor de ensino interino. Coordena o Núcleo de extensão CACTUS_CZ.

Brasil, Moçambique

Organização

Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais (CACTUS_CZ)

Parceiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/Campus Cajazeiras)