28 de Outubro

Projeto Envolva-se: de dentro para fora da escola

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Denise Bombonatti

Descrição

A luta por cidades inclusivas é longa e necessária: uma cidade acessível e segura para uma criança, é acessível e segura para qualquer pessoa. No entanto, fica a dúvida, ainda é válido planejar as cidades para as crianças sem entender seu ponto de vista sobre o território? Relacionar as dinâmicas da cidade na aprendizagem de crianças e jovens, permite que elas se tornem mais questionadoras com o espaço ao redor e tenham a oportunidade de se tornar cidadãos ativos pelo direito à cidade. Contudo, nesse momento da pandemia da COVID-19, em que o contato com a rua é limitado e o ambiente escolar é online, o desafio não é entender como promover tais questionamentos nas crianças, mas sim ouvi-las. Pretendemos mostrar alguns conceitos e processos realizados na construção e adaptação da metodologia do projeto. Esta, que no momento está sendo realizada com crianças de 6 anos à jovens de 18 anos na Escola Estadual Prof. José Amaral Mello, na periferia da Zona Norte de São Paulo.

Moderação

Raquel Ribeiro
CECIP – Brasil
Raquel Ribeiro é graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e especialista em Políticas Públicas em Direitos Humanos pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH/UFRJ). Desde 2015 trabalha no Centro de Criação de Imagem Popular ( CECIP) com a participação infantil na construção de políticas públicas para a cidade e atualmente é assistente de projeto e consultora do Centro de Criação de Imagem Popular (MOB.PI/CECIP.)

Painelistas

Bibiana Tini
Urbanista e arquiteta – Brasil
Atua por cidades mais humanas e democráticas em projetos de participação social, mobilidade urbana, educação e infância. Estudou Participação Infantil nas Políticas Públicas de Mobilidade Urbana (CECIP 2019) e Advocacy & Relações Sociais (FGV 2020). É pós graduanda em Arquitetura, Educação e Sociedade na Escola da Cidade, co-fundadora do Metrópole 1:1 e conselheira no Instituto Corrida Amiga.

Luana M Pereira
Arquiteta e Urbanista – Brasil
Atua como urbanista pela SP Urbanismo, empresa vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano do município de São Paulo. É pós graduada em Gestão e Concepção de Projetos de Arquiteturas Metropolitanas pela Universidade Mackenzie (2014), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade (2010). Estudou Participação Infantil nas Políticas Públicas de Mobilidade Urbana (CECIP 2019)

Brasil

Organização

Bibiana Tini

Parceiros

Luana Pereira