28 de Outubro

Relatório e carta aos candidatos: fórum urbanismo contra o corona nas comunidades e movimentos do RS

Evento ao vivo


19h Brasília | 21h Cabo Verde | 22h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 23h Angola | 00h (29/10) Moçambique


Descrição

O “fórum urbanismo contra o corona nas comunidades e movimentos do RS”, se propõe a ser um espaço de escuta sobre os desafios e perspectivas das populações historicamente vulnerabilizadas, cujas dificuldades foram intensificadas em decorrência da pandemia de COVID-19. Promovido pela Rede Urbanismo Contra o Corona RS, IAB RS e CAU RS e com co-promotoria do Comitê Popular em Defesa do Povo e contra o Coronavírus, BR Cidades, núcleo Porto Alegre, Observatório das Metrópoles, núcleo Porto Alegre, o fórum contou com 3 encontros virtuais com as comunidades e movimentos articulados com a Rede para construir coletivamente uma carta aberta aos candidatos e um relatório com os desafios e perspectivas das populações em condição de vulnerabilidade social.

Moderação

Bruna Tavares
Arquiteta e Urbanista / IAB RS – Brasil
Bruna Tavares é Arquiteta e Urbanista pela UFRGS, especialista em assistência técnica, habitação social e direito à cidade pela UFBA e mestranda em planejamento urbano e regional pelo PROPUR/UFRGS. Diretora de comunicação do IAB RS e integrante do núcleo Porto Alegre do BrCidades.

Painelistas

Natan Arend
Arquiteto e Urbanista /IABRS /URBxcorona – Brasil
Natan Arend é Arquiteto e Urbanista. Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS). Vice Presidente do IAB RS. Articulador da rede URBXcoronaRS. Organizador do fórum URBXcorona nas Comunidades e Movimentos do RS.

Paulo Soares
Geógrafo / Observatório das Metrópoles – Brasil
Paulo Soares é Geógrafo e Doutor em Geografia Humana. Professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRGS. Pesquisador do Observatório das Metrópoles e atual coordenador do Núcleo Porto Alegre.

Mariana Silveira Castilhos
Estudante / BrCidadesBrasilMariana Silveira Castilhos é graduanda em Arquitetura e Urbanismo (UFRGS). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Sociologia Urbana e Internacionalização das Cidades (GPSUIC/UFRGS). Bolsista no projeto de extensão Mulheres e Cidades, vinculado ao departamento de Sociologia da UFRGS e integrante do BrCidades – Núcleo Porto Alegre.

Mariana Giordani
Estudante / FeNEA – Brasil
Mariana Giordani é graduanda em Arquitetura e Urbanismo (PUCRS). Diretora de Ensino Pesquisa e Extensão da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). Integrante do Lugares Laboratório Urbano (EMAU/PUCRS) e do Programa de Extensão e Gestão das Atividades (PEGA/PUCRS).

Manuela Dalla Rosa
Arquiteta e Urbanista / URBxcoronaRS – Brasil
Manuela Dalla Rosa é Arquiteta e Urbanista graduada pela PUCRS, integrante da Rede Arquitetos de família, do Projeto Habita e do Núcleo de Arquitetos de Viamão. Articuladora da rede URBXcoronaRS. Organizadora do fórum URBXcorona nas Comunidades e Movimentos do RS.

Brasil

Organização

Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS)