9 de Outubro

Sextas Urbanas: Construindo a resiliência urbana em cidades lusófonas

Evento ao vivo



10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Ana Palu

Descrição

As “Sextas Urbanas” serão cinco encontros realizados no Circuito Urbano 2020 com a finalidade de divulgar ferramentas, metodologias e projetos implementados pelos escritórios do ONU-Habitat no Brasil e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Os encontros abordarão diversos temas, como: mapeamento e produção de dados, resiliência urbana, política e financiamento da urbanização, quadros de desenvolvimento espacial e Planos de Desenvolvimento para 2030.

O segundo encontro, intitulado “Construindo a resiliência urbana em cidades lusófonas”, apresentará:

(i) Ferramenta de Planejamento de Ações para Resiliência da Cidade (CityRAP) que possui como objetivo apoiar e orientar governos locais de cidades de pequena a média dimensão, ou bairros/distritos de cidades maiores ou áreas metropolitanas, a planejar e implementar ações práticas para reforçar a resiliência de suas cidades e vilas;

(ii) Experiências e desafios de implementação da CityRAP em Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau; e

(iii) Programa de Resiliência Urbana de Teresina e o Perfil da Cidade (documento elaborado no âmbito do Programa Global de Cidades Resilientes do ONU-Habitat).

Programação:
• Marcia Guambe: Abertura, apresentação da ferramenta CityRAP e moderação (15 min)
• Mariana Fiúza: Experiência e desafios da implementação do Programa de Resiliência Urbana na cidade de Teresina (Brasil) (15 min)
• Wild do Rosário: Experiências e desafios da implementação da CityRAP no contexto de Moçambique (10 min)
• Edinilson da Silva: Experiências e desafios da implementação da CityRAP no contexto de Guiné Bissau (10 min)
• Cesaltino Fernandes: Experiências e desafios da implementação da CityRAP no contexto de São Tomé e Príncipe (10 min)
• Breves impressões dos(as) participantes sobre a ferramenta CityRAP (10min)
• Dúvidas e debates (10 min)
• Encerramento (5 min)

Moderação

Márcia Guambe
Oficial de Resiliência Urbana (ONU-Habitat | Moçambique) 
Oficial de Resiliência Urbana do ONU-Habitat em Moçambique desde 2013. Experiência profissional na coordenação e gestão de projetos de adaptação às mudanças climáticas, redução de risco de desastres e resiliência urbana. Atua como Coordenadora Nacional de Projetos Regionais de Reforço de Resiliência Urbana em cidades vulneráveis e como ponto focal interina do Centro para Gestão de Riscos de Desastres, Sustentabilidade e Resiliência Urbana (DiMSUR).

Painelistas

Wild do Rosário  
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Moçambique)  
Arquiteto e Planeador Físico e Mestre em Planeamento e Gestão de Assentamentos Informais pela Universidade Eduardo Mondlane. Especialista em melhoria de assentamentos informais e tem experiência profissional nas áreas de redução de riscos de desastres, adaptação às mudanças climáticas e planeamento e ordenamento territorial. Oficial Nacional do ONU-Habitat para Moçambique desde 2018.

Edinilson da Silva  
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Guiné Bissau) 
Graduado em Administração de Empresa (UFS, Brasil). MBA em Gerenciamento de Projeto (UNIT, Brasil). Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (UFS, Brasil). Atuou como Diretor Geral da Célula de Avaliação de Impacto Ambiental na Secretaria de Estado do Ambiente (atual Ministério do Ambiente e Biodiversidade) em Guiné Bissau. Foi professor na Escola Nacional de Administração (ENA). Oficial Nacional do ONU-Habitat para Guiné Bissau desde 2015.

Cesaltino Fernandes   
Oficial Nacional (ONU-Habitat | São Tomé e Príncipe) 
Licenciado em Planeamento Regional Urbano pela Universidade de Aveiro e Pós-graduado em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente pela Universidade de Coimbra. Foi Secretário-geral da Associação das Autarquias Locais e Regional em São Tomé e Príncipe e integrante do Ministério de Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente. Oficial Nacional do ONU-Habitat para São Tomé e Príncipe desde 2015.

Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe

Organização

Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat)