16 de Outubro

SEXTAS URBANAS: ELABORANDO POLÍTICAS E MECANISMOS DE FINANCIAMENTO DA URBANIZAÇÃO

Evento ao vivo



10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Ana Palu

Descrição

As “Sextas Urbanas” serão cinco encontros realizados no Circuito Urbano 2020 com a finalidade de divulgar ferramentas, metodologias e projetos implementados pelos escritórios do ONU-Habitat no Brasil e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Os encontros abordarão diversos temas, como: mapeamento e produção de dados, resiliência urbana, política e financiamento da urbanização, quadros de desenvolvimento espacial e Planos de Desenvolvimento para 2030.

O terceiro encontro, intitulado “Sextas Urbanas: Elaborando políticas e mecanismos de financiamento da urbanização”, apresentará metodologias e experiências em analisar o quadro normativo e os desafios das políticas urbanas para os diferentes contextos dos países lusófonos, além de compartilhar experiências na elaboração de políticas e mecanismos de financiamento da urbanização.

Programação:
• Jeiza Barbosa: Abertura e moderação (10 min)
• Thomaz Ramalho: Desafios e recomendações para a política urbana nos países lusófonos (15 min) - João Domingos: Diagnósticos Urbanos e Habitacionais (15 min)
• João Domingos: Diagnósticos Urbanos e Habitacionais (15 min)
• Rafael António: Bases para elaboração da Política Nacional do Ordenamento do Território e Urbanismo (PNOTU) de Angola (15 min)
• Maria da Luz Bettencourt: Políticas urbanas de Cabo Verde: PNOTU e PNH (15 min)
• Espaço para troca de experiências dos demais países lusófonos (15 min)
• Dúvidas e debates (10 min)
• Evandro Holz: Encerramento (5 min)

Moderação

Jeiza Barbosa
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Cabo Verde)
Cabo VerdeGraduada em Geografia pela Universidade de Cabo Verde, com Pós-graduação em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Construção pelo Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais. Actou como Directora Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano e Administradora Executiva do Instituto Nacional de Gestão do Território de Cabo Verde. É Oficial Nacional do ONU-Habitat para Cabo Verde desde março de 2020.

Painelistas

Thomaz Ramalho
Oficial Internacional para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat | África Lusófona)
Arquiteto e Urbanista (USP), Mestre em Planeamento Urbano e Desenvolvimento Internacional (IUAV, Itália) e Gestão de Programas e Liderança (UNSSC, Nações Unidas). Oficial Internacional de Assentamentos Humanos do ONU-Habitat (África Lusófona). Coordenou e elaborou programas e projetos de planeamento e desenho urbano, urbanização de assentamentos informais e políticas urbanas, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Etiópia, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

João Domingos
Gestor de Pesquisa e Políticas Públicas (Development Workshop DW | Angola)
Gestor de Pesquisa e Políticas Públicas da Development Workshop. Gerencia a pesquisa de políticas públicas e serviços básicos da DW e a defesa baseada em evidências. Também é responsável por supervisionar e fornecer treinamento para os 100 estagiários de graduação da DW que estão envolvidos em projetos de pesquisa da DW.

Rafael António
Director Nacional do Ordenamento do Território e Urbanismo (Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território | Angola)
Arquitecto. Curso médio em Planeamento Biofísico (Havana, Cuba), Director Nacional do Ordenamento do Território e Urbanismo (DNOTU) do Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território (MINOPOT) de Angola. Professor Assistente na disciplina de História da Arquitectura e do Urbanismo na Universidade Privada de Angola (UPRA).

Maria da Luz Bettencourt
Directora Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão (Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação | Cabo Verde)
Licenciada em Engenharia Cartográfica e Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica. Possui mais de 20 anos de experiência na administração pública de Cabo Verde, atuando em ordenamento do território, cartografia e cadastro predial. Consultora para sistemas de informação geográfica e cadastro predial no âmbito de projetos da União Europeia e Millennium Challenge Corporation; e para elaboração de planos de ordenamento do território.

Evandro Holz
Assessor Técnico Internacional (ONU-Habitat | África Lusófona)
Engenheiro Civil e Mestre em Gestão Urbana pela Universidade Técnica de Berlim. Possui 13 anos de experiência, tendo trabalhado em mais de 25 países em diversos temas relacionados ao desenvolvimento urbano e habitacional. Assessor Técnico Internacional para o ONU-Habitat para África lusófona.

Hegel Fernandes
Economista e Consultor Empresarial e Gestor Público

Membro do CD do INGT, desempenhou sob a tutela do próprio Ministério as funções de Presidente do CD do Fundo Rodoviário e de coordenação da equipa responsável pela criação da Estradas de Cabo Verde EPE e Infraestruturas de Cabo Verde SA. Foi consultor pela BRAIN Inteligência Estratégica em Curitiba – Brasil, é graduado em Economia e Mestre em Gestão pela Universidade de Tecnologia de Wuhan.

Angola | Cabo Verde

Organização

Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat)