30 de Outubro

Sextas Urbanas: Apoiando governos locais para Planos de Desenvolvimento Sustentável

Evento ao vivo


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Facilitação gráfica: Ana Palu

Descrição

As “Sextas Urbanas” serão cinco encontros realizados no Circuito Urbano 2020 com a finalidade de divulgar ferramentas, metodologias e projetos implementados pelos escritórios do ONU-Habitat no Brasil e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Os encontros abordarão diversos temas, como: mapeamento e produção de dados, resiliência urbana, política e financiamento da urbanização, quadros de desenvolvimento espacial e Planos de Desenvolvimento para 2030.

O quinto encontro, intitulado “Sextas Urbanas: Apoiando governos locais para Planos de Desenvolvimento Sustentável 2030”, apresentará:

(i) Planeamento Urbano Participativo Incremental (PIUP): ferramenta que apresenta o passo a passo para diagnosticar, planejar, operacionalizar e implementar processos de planejamento participativo em cidades com capacidade e recursos limitados; e

(ii) Sistemas de Responsabilidade Pública na América Latina e o apoio do ONU-Habitat à elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro.

Programação:
• Marcella Guarneri: Abertura e moderação (5 min)
• Thomaz Ramalho e Javier Torner: Apresentação da ferramenta Planeamento Urbano Incremental Participativo (PIUP) (15 min)
• Temoteo Neves: Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável Príncipe 2030 (15 min)
• José António Pires: Plano Espacial de Desenvolvimento Sustentável Bissau 2030 (15 min)
• Luciana Tuszel: Localização do ODS 11 e o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro (15 min)
• Dúvidas e debates (10 min)
• Encerramento (5 min)

Moderação

Marcella Guarneri 
Gestora de Programa Associada (ONU-Habitat | África Lusófona)
Arquiteta e Urbanista (PUC-PR, Brasil), Gestora Pública (UENP, Brasil) e Mestre em Desenvolvimento e Gestão Urbana e Especialista em Gestão de Infraestruturas para Cidades Verdes (IHS, Países Baixos). Desde 2016, apoia o desenvolvimento urbano sustentável de diversos países africanos, em programas e projetos relacionados à habitação, políticas urbanas e planeamento e desenho urbano. Gestora de Programa Associada do ONU-Habitat do Escritório Regional para a África.

Painelistas

Javier Torner
Oficial de Gestão de Programas e Coordenador do Laboratório Urbano (ONU-Habitat | África Lusófona e México)
Arquiteto e Mestre em Desenvolvimento Urbano e Cooperação Internacional (Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha). Possui mais de 10 anos de experiência na implementação de programas, projetos e planos urbanos, desenvolvimento espacial, regeneração urbana, reestruturação urbana pós-desastre e adaptação às mudanças climáticas. Oficial de Gestão de Programas do ONU-Habitat, em Nairóbi; e Coordenador do Laboratório Urbano do ONU-Habitat, no México.

Thomaz Ramalho
Oficial Internacional para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat | África Lusófona)
Arquiteto e Urbanista (USP), Mestre em Planeamento Urbano e Desenvolvimento Internacional (IUAV, Itália) e Gestão de Programas e Liderança (UNSSC, Nações Unidas). Oficial Internacional de Assentamentos Humanos do ONU-Habitat (África Lusófona). Coordenou e elaborou programas e projetos de planeamento e desenho urbano, urbanização de assentamentos informais e políticas urbanas, em Angola, Brasil, Cabo Verde, Etiópia, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Temoteo Neves
Director do Planeamento (Governo Regional | Príncipe)
Licenciado em Economia (Universidade Lusíada, STP), Mestre em Governança e Desenvolvimento (ENAP, Brasil). Possui mais de 5 anos de experiência profissional, atuando no quadro superior da administração pública regional. Desde 2019, é Director de Planeamento do Governo Regional da Ilha do Príncipe.

José António Pires
Ex-Director das Infraestruturas, Logística e Transportes (Câmara Municipal de Bissau | Bissau)
Engenheiro Eletromecânico e Mestre em Ciências de Engenharia (Instituto Politécnico de Odessa, Ucrânia) e em Pedagogia (IEFP). Técnico Industrial pela Oran, Argélia. Atuou como Gestor de Projeto e Logística do Projeto Frio e Dispensing Machins na Fábrica Embotelhadora Cavibel SARL (Cabo Verde); e como Director do Gabinete de Estudos, Planificação e Projetos. Ex-Director das Infraestruturas, Logística e Transportes da Câmara Municipal de Bissau.

Luciana Tuszel
Pesquisadora (Open Government Partnership) – Brasil
Graduada em Relações Internacionais (PUC-SP). Mestre em Política Urbana pela Sciences-Po e London School of Economics and Political Science. Consultora em inovação, participação e transparência com experiência em organizações da sociedade civil, setor público e organizações internacionais. Recentemente, esteve envolvida com iniciativas de integração dos ODS em governos locais pelo ONU-Habitat. Atualmente é pesquisadora da Open Government Partnership.

Brasil, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe

Organização

Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat)