14 de Outubro

Territórios Sustentáveis e Saudáveis: estratégias da Fiocruz na promoção da saúde e sustentabilidade

Evento ao vivo


10h30 Brasília | 12h30 Cabo Verde | 13h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h30 Angola | 15h30 Moçambique


Facilitação gráfica: Taoly Dandara

Descrição

Organizado pelo Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS) da Fiocruz, o webinário abordará estratégias territorializadas de promoção da saúde e da sustentabilidade junto às populações urbanas em situação de vulnerabilidade socioambiental no contexto da pandemia da COVID-19, a partir da perspectiva de iniciativas institucionais apresentadas por representantes da Instituição e da sociedade civil envolvidos diretamente nas ações. O evento também trará a experiência do Programa PITSS e os principais conceitos e temas relacionados à temática dos territórios sustentáveis e saudáveis – incluindo a saúde urbana, habitação saudável, justiça socioambiental e a determinação socioambiental da saúde – e contará com um momento de debate aberto às perguntas do público.

Moderação

Andréa Vasconcellos
Coordenadora Executiva do PITSS, Fiocruz – Brasil
Arquiteta Urbanista, Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio e Mestre em Administração Pública pela FGV-RJ. Servidora da Fiocruz, é coordenadora executiva do Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Fiocruz (PITSS) e
integra as equipes de saúde e ambiente da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde e da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.

Painelistas

Luis C. Madeira
Equipe saúde urbana – PDCFMA/Fiocruz – Brasil
Arquiteto Urbanista, mestre em planejamento urbano e regional no IPPUR-UFRJ e doutorando em Urbanismo no PROURB-FAU-UFRJ. Servidor da Fundação Oswaldo Cruz, tem contribuído, desde 2004, com a coordenação de projetos coerentes com a temática de saúde urbana na Fiocruz da Mata Atlântica e nas reflexões institucionais que visam apoiar a promoção de territórios saudáveis e sustentáveis.

Jurema Constâncio
União pela Moradia Popular (UMP – RJ) – Brasil
Militante e coordenadora regional da União Nacional Moradia Popular. Agente social. Defensora da autogestão. Em 2015, recebeu o Prêmio Caixa Melhores Práticas como representante da Cooperativa Habitacional Esperança, resultado da produção social de moradias por meio de práticas coletivas por autogestão e ajuda mútua em Jacarepaguá.

Wagner Martins
Fiocruz Brasília – Brasil
Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (2013), possui graduação em Ciência Econômica pela Sociedade Universitária Augusto Motta (1988) e mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (2003).
Professor do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo – EFG.

Solange Almeida
Comitê Popular da Cidade Estrutural – Brasil
Assistente Social graduada pela Universidade Católica de Brasília Pós-graduanda em Governança Territorial para o Desenvolvimento Saudável e Sustentável –IFB/FIOCRUZ/UNB. Moradora da Estrutural desde 1995, membro do Comitê Popular de enfrentamento da Covid-19 na Cidade Estrutural e da Rede Social Estrutural.

André Lima
Cooperação Social da Fiocruz –Brasil
Bacharel e Licenciado em História pela UFRJ, Mestre e Doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz. Tem experiência em projetos de intervenção socioeconômica e de pesquisa sócio-histórica em territórios em situação de vulnerabilização (favelas). Pesquisador da Cooperação Social da Fiocruz, atua com foco na reflexão sobre mecanismos de Governança Territorial para a Promoção da Saúde.

Patrícia Evangelista
CGI Teias Escola Manguinhos – Brasil
Apoio a gestão participativa do Teias Escola Manguinhos/ENSP, mobilização social
e fundadora da Organização Mulheres de Atitude.

Brasil

Organização

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Parceiros

Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS)