25 de Outubro

Treinamento Técnico Sobre Transformação Espacial Dos Mercados Para Prevenção Da Covid-19 Nos Municípios De Moçambique

Evento gravado


10h Brasília | 12h Cabo Verde | 13h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 14h Angola | 15h Moçambique


Descrição

Com vista a reduzir o impacto da pandemia COVID-19, os maiores centros urbanos estão a adoptar medidas de prevenção e resposta a médio e longo prazo. Os espaços públicos e equipamentos urbanos de maior aglomeração, como os mercados e demais comércios considerados essenciais, são ambientes prioritários para adaptação.
Neste contexto o ONU-Habitat, através da Task Force Urbana formada pelo governo central e municípios de Moçambique e em coordenação com demais parceiros, está a prestar assistência técnica no âmbito da transformação espacial dos Mercados ao Município de Maputo como Município piloto. Neste âmbito, foi elaborado pela Task Force Urbana o “Guião para adaptação espacial dos mercados no âmbito da prevenção da COVID-19 nas áreas urbanas de Moçambique”, um Manual de boas praticas e aplicações para orientar a transformação eficaz dos mercados para prevenção da COVID-19 em todas as áreas urbanas. O objectivo geral do treinamento é de fornecer apoio técnico aos Municípios de Moçambique para eficaz e apropriada transformação espacial dos mercados para combate ao COVID-19, através da ferramenta “Guião para adaptação espacial dos mercados no âmbito da prevenção da COVID-19 nas áreas urbanas de Moçambique”.

Moderação

Dinis Dinis
Oficial de Habitação e Planeamento Regional (ONU-Habitat | Moçambique) – Moçambique
Licenciado em Arquitetura e Planeamento Físico e Mestre/Especialista em Planeamento e Gestão de Assentamentos Informais. Com 12 anos de experiência nas áreas de arquitectura, planeamento territorial regional e urbano e gestão de projectos, trabalha há 8 anos como Oficial de Habitação e Planeamento Regional no ONU-Habitat em Moçambique, actualmente no escritório da Beira.

Painelistas

Edson Pereira
Coordenador Nacional de Projetos (ONU-Habitat) – Moçambique
Arquitecto e planeador Físico formado pela Universidade Eduardo Mondlane. Desde 2013 é Coordenador Nacional de Projetos no ONU-Habitat em Moçambique e trabalha na temática de resiliência climática concretamente em arquitectura adaptada às mudanças climáticas, em reconstrução e recuperação pós desastres, gestão e coordenação de projetos em redução de risco de desastres.

Marcella Guarneri
Gestora de Programa Associada e Especialista em Desenvolvimento Urbano (ONU-Habitat) – Brasil/África Lusófona
Arquiteta e urbanista (PUCPR - Brasil), gestora pública (UENP - Brasil) e mestre em desenvolvimento e gestão urbana, especialista em gestão de infraestruturas para cidades verdes (IHS - Países Baixos). Desde 2016, apoia o desenvolvimento urbano sustentável de diversos países africanos, especificamente em programas e projetos relacionados à habitação, políticas urbanas e planeamento e desenho urbano. Atualmente é Gestora de Programa Associada do Escritório Regional para África do ONU-Habitat.

Ludovica Sodomaco
Arquiteta especialista em resiliência e emergência – Moçambique
Arquiteta e urbanista formada pela universidade de Roma Tre na Itália e o politécnico EPFL de Lausanne na Suíça. Especializada na arquitetura da emergência e resiliência com um mestrado da IUAV de Veneza na Itália. Desde 2018 apoia o ONU-Habitat em Moçambique, antes em Nampula com planificação do campo dos refugiados de Maratane e actualmente na Beira no âmbito da reconstrução e planificação pós ciclone Idai.

Moçambique

Organização

Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat | Moçambique)

Parceiros

Municípios de Maputo, Matola, Boane, Nampula, Pemba, Xai-Xai, Manhiça, Chókwè, Dondo, Beira, Quelimane e Distrito de Marracuene
Força Tarefa Urbana de Moçambique
ANAMM