31 de Outubro

Udjus k, bim di Vazadouro (testemunhas de vazadouro)

Evento gravado


13h30 Brasília | 15h30 Cabo Verde | 16h30 Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 17h30 Angola | 18h30 Moçambique


Descrição

Situado no setor de Safim concretamente na aldeia de "N´ghan N´ghan" a 19km de cidade de Bissau, a aldeia conta com seis poços de água sendo a mais próxima tem profundidade de seis metros que fica numa zona extremamente húmida próximo ao rio e uma bolama muito frequentada pela comunidade local.

Outrossim, o vazadouro não reúne condições mínima para ficar naquela localidade pois, não é vedado como também não existe nenhuma outra ação de tratamento para proteger as comunidades locais próximas.   

O evento visa documentar visitas de campo e conversas com a comunidade local para conscientização e sensibilização, assim como definição de estratégias para a melhoria da localidade.

Moderação

Lino Mané
Rede Nacional de Associações Juvenis – Guiné-Bissau  
Graduando em sociologia na UCB (Universidade Colinas de Boé, Bissau, Guiné-Bissau), responsável de departamento de Ambiente e desenvolvimento Sustentável da Renaj GB, produtor, animador radiofônico e membro da geração nova da Tiniguena.  

Painelistas

Dembo Mané 
Rede Nacional de Associações Juvenis – Guiné-Bissau  
Ativista ambiental e formador no domínio da educação ambiental. Estudante de marinhagem e mestrança de pesca na IPT GB membro de conselho científico e pedagógico de Renaj (Rede nacional das associações juvenis da Guiné-Bissau). 

Edvaldo Nunes  
Rede Nacional de Associações Juvenis – Guiné-Bissau  
Licenciado em Língua Portuguesa pela Escola Normal Superior Tchico Té (Instituto Camões), vice responsável do Departamento de Ambiente da Rede Nacional de Associações Juvenis da Guiné-Bissau. Do ano 2006 ao presente ano, sempre esteve nas andanças do processo Associativo, onde inclusive desempenhou o cargo de presidente da Associação de Jovens Unidos para Desenvolvimento de Plubá II – AJUDEP II, do ano 2007 a 2017.

Guiné-Bissau

Organização

Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau (Renaj – GB)