17 de Outubro

Urbanização e Cidadania no pós-COVID-19

Evento ao vivo


14h Brasília | 16h Cabo Verde | 17h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 18h Angola | 19h Moçambique


Facilitação gráfica: Leonardo Gomes Cardoso

Descrição

Realizado no dia internacional da erradicação da pobreza, o evento terá como tema “Reinventando a cooperação público privada no desenvolvimento urbano do pós Covid-19”, promovendo o debate a partir de uma visão baseada na valorização da vida humana, na cooperação público privada, na inovação e no desenvolvimento econômico sustentável das favelas do Rio de Janeiro. A pergunta que norteia o evento é: Como as experiências decorrentes da pandemia podem nos proporcionar um novo olhar sobre o processo de urbanização como ferramenta para transformar vidas, erradicar a pobreza e garantir cidadania? O evento será ao vivo no dia 17/10 e terá duração total de 3h, divididas em 3 momentos de debate de 1h cada: Eixo 01: Impactos - Cooperação e Solidariedade; Eixo 02: Desafios – Novo Olhar; Eixo 03: Respostas - Cooperação e Inovação. Cada debatedor responderá perguntas colocadas pelo moderador, assim como selecionadas do público participante que poderá enviá-las durante o debate.

Moderação

Geiza Rocha
Jornalista e Coordenadora Rio de Impacto – Brasil
Especialização em Liderança e Gestão Pública pelo MLG/ CLP, possui graduação em Comunicação com mercado pela ESPM, e graduação em Comunicação Social pela PUC-RJ. Atualmente é secretária geral do Fórum da Alerj de desenvolvimento do Rio – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e Coordenadora do Movimento Rio de Impacto.

Paulo Protásio
Presidente da Câmara Empresarial Rio – Brasil
Presidente da Câmara Empresarial Rio, do Codemec – Comitê de Desenvolvimento do Mercado de Capitais e outras organizações e empresas privadas, tendo sido promotor do Rio em vários empreendimentos como a sua marca singular, o seu endereço digital, a realização da Rio 92, o movimento Riomania. Como fundador e dirigente de várias instituições tornou-se referência de sustentabilidade local e global.

Rayne Ferreti Moraes
Oficial Nacional (ONU-Habitat | Brasil) – Brasil
Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Metodista Bennett e Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Trabalha há 15 anos no ONU-Habitat, mas desde 2011 é a responsável pelos programas e projetos implementados no Brasil. Entre 2008 a 2013 foi também professora do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista Bennett.

Painelistas

Marcelo Lopes
Secretário de Estado SEDEERI GOVRJ – Brasil
Formado em Direito pela UERJ, é Procurador do Estado desde 1998. De Janeiro de 2019 a junho de 2020, foi Procurador-Geral do Estado, quando assumiu o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais. Tendo afinidade com a área tributária, foi ainda chefe da assessoria jurídica da Secretaria de Estado de Fazenda de 2011 a 2014.

Andrea Pulici
Diretora de Projetos Especiais do IPP – Brasil
Geógrafa com especialização, mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, atuou no marco lógico e conceitual do Programa de Assentamentos de Baixa da Prefeitura do RJ com o BID. Entre 2014 e 2015 foi assessora especial no Instituto Municipal Pereira Passos da Prefeitura do Rio de Janeiro, e desde março de 2015 é Diretora de Projetos Especiais do Instituto.

Antonio Carlos M. B.
Assessor Especial SEDEERI GOVRJ – Brasil
Economista e Ex Diretor Presidente 2017-2019 da CDURP – Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Manuel Thedim
Diretor Executivo IETS – Brasil
Bacharel em Economia. Experiência na área de Economia, com ênfase em Economia e Desenvolvimento Regional, Economia do Estado do Rio de Janeiro, Economia brasileira e Mercado de Trabalho. Coordenação de pesquisas na área de fomento ao desenvolvimento econômico, mercado de trabalho e gestão pública. Foi Subsecretário Municipal do Trabalho de 1997 a 2000.

Paulo Haus
Presidente FUNPERJ – Brasil
Advogado, Professor de Direito do Terceiro Setor no Instituto de Economia da UFRJ, é fundador do Pacto pelo Rio , Presidente da Federação de Fundações e Associações do Rio de Janeiro – FUNPERJ e da Confederação Brasileira de Fundações – CEBRAF.

Tarsísio Mureb
Subsecretário de Inovação e Relações Internacionais SEDEERI/GOVRJ – Brasil
Administrador de Empresas, graduado e pós-graduado na EAESP/FGV-SP. Ex Diretor-Presidente da PRODASAL (atual COGEL), e Coordenador de Administração e Finanças do Governo do Estado de São Paulo. No Governo do Estado do Rio de Janeiro atuou como Subsecretário de Gestão e Tecnologia da Secretaria de Fazenda e como Subsecretário de TIC e Governo Digital da Casa Civil.

Hugo Oliveira
Cofundador e Coordenador do Comitê SOS Providência – Brasil
Criado no Morro da Providência é pesquisador com Doutorando em Comunicação Social pela UERJ. Coordenador do comitê de emergências SOS Providência e idealizador do coletivo Bonde do Jack, do Galeria Providência. Atua em ações socioculturais e gestor de projetos e programas voltados para Educação, Dança, Juventude, Favela e Desenvolvimento Social.

Eliane Lustosa
Especialista em Mecanismos de Financiamento de Cooperação Público Privada – Brasil
Mestre em Economia e Doutora em Finanças PUC–Rio, ex-diretora BNDES, conselheira da CCRE e da SOLVI.

Tomás de Lara
Cofundador e Diretor do Cidades+B – Brasil
Conselheiro do Sistema B Brasil, do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e da agropecuária Estância do Chalé. Professor em cursos de inovação econômica no Brasil e outros países. Administrador de empresas, com mestrado em comunicação digital, Tomás é especialista em cultura colaborativa e economia sustentável.

Thiago Valente
Analista de Soluções baseadas na Natureza da Fundação Grupo Boticário – Brasil
Biólogo, Mestre em Agronomia e Especialista em Negócios Ambientais – MBA, busca na natureza soluções para os grandes desafios da sociedade. Coordenador de projetos na área de ecologia aplicada, políticas públicas, serviços ecossistêmicos e geração de conhecimento técnico-científico. Analista sênior de Soluções baseadas na Natureza (SbN) na equipe da Fundação Grupo Boticário. 

Brasil

Organização

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI GOV/RJ)

Parceiros

Pacto pelo Rio
Câmara Empresarial do Rio
Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)