27 de Outubro

UrbanSus ONU: Inovação e Tecnologia Digital nas Cidades Brasileiras no contexto pós-COVID-19

Evento ao vivo


16h Brasília | 18h Cabo Verde | 19h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 20h Angola | 21h Moçambique


Facilitação gráfica: Beatriz Carvalho e Thais Bueno

Descrição

O Seminário busca fomentar o debate e reunir experiências sobre a aplicação de novas práticas e tecnologias às políticas públicas urbana, tendo como tema orientador dos debates a Nova Agenda Urbana e os ODS, em especial o ODS 11, bem como os possíveis cenários locais (das metrópoles brasileiras) e geopolíticos no mundo pós-pandêmico. Os temas transversais do evento, que correspondem a questões importantes, urgentes e presentes, serão: Internet das coisas e tecnologia digital; Segurança intraurbana; Gestão Sustentável em Cidades; e Resiliência e planejamento urbano.

Moderação

Roxane Ré
Jornal USP – Brasil
Jornalista, iniciou a carreira em emissoras musicais da cidade de São Paulo. Atuou no jornalismo cultural como apresentadora de programas na Rádio Cultura. Por este trabalho foi premiada com o APCA 1991. Em 2008 e 2009, recebeu o prêmio Troféu Mulher Imprensa como Melhor Âncora de Rádio. Desde 2017 é apresentadora e editora do Jornal da USP no Ar.

Painelistas

Debora Sotto
IEA/USP – Brasil
Bacharel em Direito pela USP. Mestre em Direito do Estado - Direito Tributário pela PUC/SP. Mestre Profissional em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges. Doutora em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Procuradora do Município de São Paulo. Pesquisadora de Pós Doc da USP, no Instituto de Estudos Avançados – Programa Cidades Globais.

Jamile S. Marques
ABES e IEA/USP – Brasil
Diretora de Inovação e Fomento da ABES da FECOMÉRCIO – Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo de Santa Catarina. Pesquisadora de Pós Doc da USP, no Instituto de Estudos Avançados – Programa Cidades Globais e em Desenvolvimento Baseado no Conhecimento no EGC/UFSC. É membro do conselho do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD).

Marcelo Batista Nery
NEV/USP e IEA/USP – Brasil
Doutor em Sociologia pela USP, com doutorado sanduíche em UC Berkeley. Mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Pesquisador Colaborador no Instituto de Estudos Avançados – Programa Cidades Globais –, Coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Estudos da Violência da USP (CEPID-FAPESP) e representante do NEV-USP como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Tatiana Cortese
Uninove e IEA/USP – Brasil
Pesquisadora de Pós Doc da USP, no Instituto de Estudos Avançados – Programa Cidades Globais. Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Mestre em Saúde Pública pela USP. Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade de Direito e Faculdade de Saúde Pública da USP. Professora da UNINOVE do Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – PPGCIS. Professora da FGVLAW.

Marcos Buckeridge
IEA/USP – Brasil
Professor Titular do Instituto de Biociências. Entre 2015 e 2019, foi presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Em outubro de 2018, foi eleito Diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. No IEA é coordenador do Programa USP Cidades Globais.

Brasil

Organização

USP Cidades Globais – IEA/USP

Parceiros

UNINOVE
Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP)
ABES Software