8 de Outubro

UrbanSus ONU: desigualdades e interseccionalidades de gênero durante e pós-pandemia

Evento ao vivo



16h Brasília | 18h Cabo Verde | 19h Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe | 20h Angola | 21h Moçambique


Facilitação gráfica: Renata Utsunomiya

Descrição

Passados 6 meses de pandemia, sabemos que os cidadãos não foram afetados da mesma forma. Trabalhadores informais, mulheres e a população negra foram os mais vulneráveis e atingidos pela doença. Diante desse quadro, a universidade, como centro de produção de conhecimento, deve mobilizar-se no sentido de propor soluções de políticas públicas voltadas à efetiva promoção da igualdade de gênero, sobretudo no cenário pós-COVID-19. Propomos a realização de um webinar voltado à reflexão sobre a condição feminina na pandemia, à luz do ODS 5, a ser desenvolvido por meio de 3 painéis: as mulheres e o trabalho; violência contra a mulher; jovens mulheres negras. Os debatedores serão a vice-diretora do IEA-USP, Roseli de Deus Lopes e os pesquisadores de pós-doutorado Tatiana Tucunduva, Débora Sotto, Carlos Hernandez e Marcelo Nery. Apresentarão: Luciana Itikawa, pós-doutora e doutora pela USP; Wania Pasinato, doutora pela USP e consultora da ONU-Mulheres; Gislene dos Santos, professora da EACH-USP.

Moderação

Roseli de Deus Lopes
Vice-diretora do IEA-USP – Brasil
Professora associada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Coordenadora dos Programas de bolsas vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa. É Vice-Coordenadora do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas, uma plataforma para projetos multidisciplinares. Integra a Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É vice-diretora do IEA-USP desde abril de 2020.

Painelistas

Tatiana T. Cortese
Pesquisadora IEA-USP, profa. UNINOVE – Brasil
Pesquisadora de Pós Doc da USP, no Instituto de Estudos Avançados – Programa Cidades Globais. Doutora e Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Especialista em Direito Ambiental pela USP. Graduada em Direito pela UniFMU. Professora da UNINOVE do Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – PPGCIS. Professora da FGVLAW.

Débora Sotto
Pesquisadora de Pós-Doc USP – Brasil
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito do Estado – Direito Tributário pela PUC/SP. Mestre Profissional em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges. Doutora em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Procuradora do Município de São Paulo. Pesquisadora de Pós Doc da USP, no Instituto de Estudos Avançados.

Marcelo B. Nery
Pesquisador IEA-USP – Brasil
Doutor em Sociologia. Coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP (CEPID-FAPESP) e Pesquisador Colaborador no Instituto de Estudos Avançados (IEA) – Programa Cidades Globais.

Carlos H. Arriagada
Pesquisador IEA-USP, prof. Mackenzie – Brasil
Pesquisador de pós Doc Programas Cidades Globais – IEA USP. Mestre, Doutor, Prof. e Pesquisador responsável pelo Lab. de Estratégias Projetuais (LABSTRATEGY) FAU MACKENZIE. Co-Orientador do Magister en Procesos Urbanos Sostenibles, Fac. de Arquitectura, Urbanismo y Geografía da Univ. de Concepción – Chile. Prof. Univ. del Desarrollo de Concepción e Univ. de Humanismo Cristiano de Santiago, Chile.

Luciana Itikawa
WIEGO, profa. FMU – Brasil
Luciana Itikawa Pós-doutora em Estudos Brasileiros pelo IEB-USP. Doutora pela Fac. Arquitetura Urbanismo FAU-USP. Membro Conselho Diretor da Women in Informal Employment Globalizing and Organizing (WIEGO). Consultora em indicadores de gênero e direitos humanos para Rede Nossa São Paulo. Prof. Arquitetura e Urbanismo FMU. Foi prof. formadora UNIFESP, Pesquisadora visitante Univ. Columbia, UCLA.

Wania Pasinato
Consultora ONU Mulheres Brasil – Brasil
Socióloga. Mestrado e Doutorado em Sociologia (USP). Pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero/PAGU (UNICAMP). Consultora especializada em projetos para enfrentamento à violência de gênero contra as mulheres. Consultora da ONU Mulheres/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos, Política, Memória e Democracia (IEA/USP), e do Consórcio Lei Maria da Penha.

Gislene A. dos Santo
Professora EACH-USP – Brasil
professora da Universidade de São Paulo lecionando no curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito.

Brasil

Organização

Roseli de Deus Lopes
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP)

Parceiros

ONU Mulheres
Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Faculdade Direito da Universidade de São Paulo (EACH-USP e FD-USP)